quarta-feira, maio 15, 2013

Sua Família Precisa de Um Conserto?



Hoje é o Dia Internacional da Família. E como essa vem sendo atacada. Muitas são as ameaças que minam essa instituição, criada por Deus para o louvor da Sua glória. Recentemente, vimos pastores e políticos (ambas atribuições, às vezes, reunidas num só indivíduo), declararam nos veículos midiáticos que eles são defensores da família, e pra isso escolheram um inimigo, uma ameaça externa comum: os homossexuais. Segundo os mesmos, estes querem acabar com a organização familiar tradicional. Limito-me aqui a focar as ameaças internas e não entrar nesse mérito. É sobre pais e filhos que eu desejo falar. Sobre maridos e esposas. Sobre amor e respeito. Sobre a vontade de Deus. Sua família vai mal? Já se perguntou porque?

Em Efésios 6, o apóstolo Paulo fala que os filhos devem obedecer os seus pais. Isso é justo. Não tem muita coisa a ser dita sobre isso, até porque quem é filho é sempre lembrado de que deve cumprir esse mandamento. Todavia, a segunda fala do apóstolo, endereçada aos pais, quase nunca é mencionada. O conselho é de que os pais não irritem, ou como dizem algumas versões, não provoquem a ira dos vossos filhos. Não entendam mal, em nenhum momento está sendo falado que temos que sempre dizer sim e nunca contrariar a vontade deles. Esse é um erro grotesco que deve ser evitado.

Como filho já presenciei alguns "abusos de autoridade" dos meus pais, e isso não é nada bom. Várias vezes, eles me falaram de coisas ruins que meus avós faziam, só que ao invés de agirem de maneira diferente e romper com esse ciclo, deram sequencia. Quem nunca escutou a célebre frase: “Fui criado assim e assim eu vou criar você.” Mãe, Pai, tenham cuidado em disciplinar baseados na Palavra do Senhor, e não de acordo com tradições que muitas vezes não são respeitosas. O filho, embora seja submisso, é uma pessoa. Ele é dotada de deveres, mas também tem direitos invioláveis e sentimentos. Quantos pais não machucam com palavras os seus rebentos? São tantos os exemplos negativos e lamentáveis. Você deve conhecer um.

Sempre quando vejo uma criança levando gritos na rua de um de seus genitores, levando algum tabefe desnecessário ou sendo esculhambando com palavras de baixo calão, sinto uma pena gigantesca daquela família. Pois sei que futuramente haverá diversos problemas na relação entre eles. Pais, vocês não tem direito de maltratar seus filhos só porque eles foram gerados pelo vosso intermédio. Eduquem dando limites, cobrem o que for necessário, contudo façam estas coisas com amor, respeitando a individualidade, concedendo um pouco de privacidade e demonstrando afeto. Abrace, beije, diga que ama e o incentive a ser uma boa pessoa, não o pressione a ser o melhor, o primeiro, apenas faça o que for possível pra que ele seja um ser humano responsável e fraterno.

Já no capítulo 5 de Efésios, a relação marido e mulher também é abordada. Muitos homens focam na palavra “submissão” e agem  de maneira desonrosa, não consultando suas cônjuges nos diversos assuntos, como a educação das crianças, as finanças e pasmem, ainda existem maridos que proíbem suas esposas de terem um trabalho. Esses hipócritas não atentam para o fato de que Paulo adverte que a mulher deve ser amada da mesma forma que Cristo amou a sua Igreja. E o que isso quer dizer? Que o amor deve ser sacrificial. Ah, quando casais se amam, os filhos se sentem contemplados e a harmonia reina. A amabilidade é uma base fortificada!

Foquem no amor de Cristo e sigam o Evangelho, coloquem Deus como pilar da família. Atentem que todos os confrontos e fracassos são frutos de relacionamentos que começam errado. Muitas vezes esperamos uma intervenção divina, quando na verdade, o próprio Senhor colocou essa responsabilidade em nossas mãos. Você é o responsável pela sua família. Gosto de uma frase do poeta português Fernando Pessoa que diz “Se ainda há vida, ainda não é finda.” Por isso recomece, libere perdão se preciso for e, seja um instrumento para consertar tudo aquilo que foi quebrado. Te desejo êxito.

Um comentário:

  1. Lembrou-me uma letra de Renato Russo: "Vocês esperam uma intervenção divina, mas não sabe que o tempo agora está contra vocês."

    É bem por aí...o ser humano sempre querendo responsabilizar o outro, e isso desde o Éden.

    Belo artigo!

    ResponderExcluir