terça-feira, junho 25, 2013

O Cristão Pode Protestar Contra o Governo?

Líderes Cristãos protestam contra a violação de direitos dos negros, entre eles, Luther King.

Diante da grande onda de protestos que tomou conta do Brasil, vários cristãos estão se perguntando se é lícito ir as ruas e manifestar sua indignação perante os governantes. O motivo da dúvida se dá por alguns trechos da Bíblia que falam sobre o respeito que devemos ter por toda autoridade constituída por Deus. Muitos receosos em desagradar a Divindade, acabam sendo passivos expectadores da opressão resultante dos maus governos. Antes de mais nada, gostaria de salientar que a postura cristã deve ser combativa diante de qualquer forma de injustiça.

Claro que devemos protestar contra um governo corrupto. E o bom é que nossa vivencia não seja manchada pela corrupção, pois isso torna o nosso grito legítimo. Muitos cristãos foram as ruas e, como cidadãos, exerceram a sua cidadania. Há, porém, um equivoco de alguns, que postam textos bíblicos totalmente descontextualizados para respaldar o seu protesto. Outro dia, um amigo e pastor falou que a Bíblia está cheia de revoltas sociais. Isso não é verdade. O que a Bíblia defende é a garantia dos direitos, e na fala de profetas, apóstolos e do próprio Cristo, vemos que a desigualdade econômica é um discurso bem presente (Isaías 3:14;15, Jeremias 2:34, Amós 5:12,  Tiago 5:4).

Pois bem, se não há manifestações na Bíblia, então não devemos fazer, já que ela é a nossa regra de fé e prática. Não é isso? De maneira alguma. Há uma série de posturas nas Escrituras que não aparecem naquele contexto, mas que hoje praticamos devido a questão da temporalidade. Não há como comparar determinadas coisas, pois, atualmente vivemos numa cultura política e econômica, completamente distinta da que viveu Abraão, Moisés, Davi, Jesus e tantos outros. Nossos dias são muito mais complexos. Você, cristão, pode protestar sim. E digo mais: Você até pode exercer o princípio da desobediência civil sem precisar se preocupar com os versículos abaixo.

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal." 

Romanos 13:1-4

"Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem."

1 Pedro 2:13-14

Existe algo em comum na fala dos apóstolos Paulo e Pedro. Não me refiro a submissão às autoridades, isto já é explícito. Atento, todavia, para uma parte não muito difundida entre os pregadores. Nos dois versículos, as autoridades são definidas como instrumentos para promoção da justiça, honrando os que praticam o bem e punindo os malfeitores. A partir do momento que esses valores são invertidos, ou seja, o mal é promovido e os justos condenados, tal autoridade é ilegítima, devendo assim ser ignorada. Na história do Cristianismo, temos inúmeros exemplos de pessoas que desobedeceram leis injustas. Desde os 12 apóstolos e os primeiros mártires que sucumbiam nos anfiteatros de Roma, passando por homens como Wicliffe, Knox, Lutero, Bunyan, até chegar em Martin Luther King.

Caro cristão brasileiro, a autoridade na qual devemos ser submissos chama-se: Constituição Federal. Esse documento que garante a nossa liberdade, e diz que todos são iguais em direito, deve ser respeitado pelos políticos que nos representam. Nós os elegemos para que seus mandatos estejam em conformidade com a Constituinte, criada em 1988. Se quer ir para rua, vá sem peso na consciência. Deus é contigo. Particularmente, tenho algumas ressalvas referentes a esse movimento e já as expus nesse blog. Só não posso manipular o texto Sagrado e condenar aqueles que querem protestar. Friso apenas que somente os justos podem reclamar das injustiças. Sendo assim, como Igreja, mantenhamos uma conduta ilibada, dando bom testemunho do Evangelho de Cristo.

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário