sábado, junho 22, 2013

Brasil Melhor? Foco nas Cinco Causas!


Se muitas pessoas, aglomeradas, gritarem ao mesmo tempo, palavras diferentes, não resta dúvida que o som não será inteligível e o que comunicam não será compreendido. Essa analogia faz todo o sentido, por isso continuo a criticar a desorganização de um tal “Vem Pra Rua”. Ressalto que criticar não significa deslegitimar. Obviamente não é isso. A proposta é fazer com que o grito da sociedade ressoe com bastante clareza nos ouvidos das nossas autoridades políticas. Muitos não gostam de receber tal crítica. E porque?

Simples: Porque diminui o status de muita gente que se considera participante de uma REVOLUÇÃO (que profanação do termo). Vejo o discurso genérico de muita gente que foi às ruas. Frases do tipo: “Estamos protestando por um Brasil melhor.” Oi? Bem que poderíamos ter uma pauta mais concreta. E até temos! Já devia estar sendo seguida. Não acham? Pois eu acho. O povo nas ruas é lindo. Só que nada vai adiantar se fizerem passeatas que levam o nada à lugar nenhum. Esse concurso de “qual o cartaz mais criativo?” tem que se acabar. Já são vários dias de protesto, Vamos avançar?

Em Pernambuco, tudo obedeceu à cartilha do Governador Eduardo Campos (PSB). Até os ônibus nas ruas ele mandou recolher. Isto é: o símbolo da revolta popular não estava ao alcance dos que se manifestavam. O sucesso foi tão grande, que só rendeu elogios do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que é do mesmo partido de Campos, na verdade, mais um fantoche manipulado pelo netinho querido (só que não) do Arraes. Enquanto os políticos continuarem satisfeitos com os protestos, espere sentado pelo ideal de país do futuro. Ou se tem foco, ou tudo não passa de uma MICARETA.
Como falei anteriormente, temos uma pauta. São as “Cinco Causas”, que o grupo Anonymous Brasil divulgou por meio de vídeo. Tratando-os um por vez, temos a desaprovação da PEC 37. Vamos às ruas, vamos até as sedes do poder, vamos fazer uma greve-geral, vamos direcionar as mobilizações em torno desse primeiro ponto. Lembrando que gritos contra Dilma (PT), nesse caso, são ridículos. Nessa primeira pauta, o brado tem que ecoar no poder legislativo. Nosso alvo primário é o Congresso Nacional. O Brasil deve parar até que anulem esse Projeto de Emenda. Isso é o que chamo caminhar.

Não retiro a beleza dos que se reúnem para protestar. Apenas acrescento que com fé, com foco e com luta, ninguém vai sentir remorso por ter participado de mais um joguete político. Que o nosso ato seja pacífico, todavia insubmisso. Que sejamos democráticos, de fato, fazendo uma distinção entre suprapartidário e antipartidário. E enfim, que todo ato se baseie em objetivos claros, pressionando os governantes a agirem com pressa diante da inquietação popular. Fazendo isso, teremos uma revolução? Só o tempo dirá. Porém, se conquistarmos uma ampla reforma política, muita coisa ruim vai deixar de existir e verdadeiramente, habitaremos num Brasil Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário