quarta-feira, agosto 28, 2013

Racismo Velado: Uma Virose Mal Curada


Depois dessa declaração da jornalista potiguar, Micheline Borges, fiquei a vontade para falar sobre um assunto que não iria abordar nesse blog. Não estava entendendo muito bem o que os médicos da nossa terrinha tinham contra os médicos estrangeiros, sobretudo cubanos, que chegavam para trabalhar nos locais rejeitados por nossos doutores. O polêmico programa do Governo Federal, denominado “Mais Médicos” prioriza “os filhos da terra”, só que estes não estão querendo exercer o que juraram (juramento Hipócrita ou de Hipócrates?) em cidades interioranas do Norte e Nordeste.

Em Fortaleza, os médicos vindos de Cuba foram vaiados e hostilizados. E o que chamou a atenção de todos? A aparência “nada agradável”. Puxa vida, que decepção... Eles não têm os traços caucasianos que os nossos doutores exibem. Nós temos uma tradição de sermos atendidos por médicos de pele e olhos claros que tem bordado no jaleco um sobrenome oriundo de uma herança europeia. Esse é o biótipo do médico nacional. Gostamos deles assim.

O que será de nós a partir de então? Será que estamos preparados para sermos examinados, isto é, tocados, por mãos negras? Não é comum vermos tais mãos segurando estetoscópios e bisturis. Ficamos mais tranquilos ao ver essas mãos sentando tijolos, dirigindo carros, varrendo,cozinhando... Prescrever receitas é uma novidade que assusta os mais tradicionalistas. Só de pensar nisso ficam nervosos e apreensivos.

Como nossa Saúde, a Educação também é caótica, diante desse fato lamentável, precisarei explicar que fui totalmente irônico no segundo e no terceiro parágrafo. Melhor esclarecer do que ser acusado de racista pelos milhões de analfabetos funcionais que residem na web-esfera. A Presidente Dilma e o Ministro Alexandre Padilha se manifestaram contra os ataques preconceituosos e xenofóbicos que deram as “boas-vindas” aos cubanos. Sinceramente, que os médicos provenientes da “Castrolândia” desempenhem um bom trabalho e curem o nosso povo de uma virose maldita: O Velato Racism.

Nenhum comentário:

Postar um comentário