terça-feira, setembro 24, 2013

A Igreja e Os Tapurus



POR LUÍS CARLOS OLIVEIRA

Estava refletindo estes dias sobre a missão da Igreja Cristã e lembrei de uma reflexão que fiz há tempos atrás fazendo uma analogia entre a missão da Igreja e o tapuru , aquele “bicho de goiaba” que na verdade são larvas de uma mosca. Elas chegam ao interior da fruta ainda no formato de minúsculos ovos que se tornarão filhotes de um inseto chamado mosca-da-fruta. Depois de fecundadas, essas moscas perfuram as cascas não só da goiaba, como também de várias outras frutas, para colocar seus ovos lá dentro. Esses ovos se transformam em larvas que se alimentam da polpa do fruto e vão abrindo nela túneis onde passam a viver. Isso favorece a proliferação de bactérias que aceleram o apodrecimento da fruta. Parece meio louco de minha parte comparar, mas chego a conclusão de que existem muitas pessoas nas igrejas assim. Elas chegaram a tempos atrás ao núcleo da igreja. Se alimentam de fé, de esperança, de amor de renovo, mas não conseguem sair desta cômoda situação. Por viverem  acomodadas e não conseguem externar a missão da igreja, missão essa que vai muito mais além do que a realização das celebrações dominicais ou mesmo dos eventos internos que não alcançam ninguém e tão pouco transformam a vidas.

A grande prova disso é que os números que demonstram o crescimento da Igreja de Cristo no mundo e especificamente em nosso país em nada influencia a sociedade de maneira positiva. Basta ver o alto índice de criminalidade em nossas comunidades. Basta ver a quantidade de jovens envolvidos com drogas. Basta ver a prostituição crescente a cada dia, assim como a corrupção. Vejamos o seguinte relato do Evangelho:

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mateus 16:13-19

A igreja de Cristo não pode estar, simplesmente, a realizar atividades ou mesmo programas tão somente dentro de seus arraiais que tenham como interesse maior o massagear do ego de crentes que sequer sabem que tem uma missão a cumprir. A igreja é do excluído, a igreja é da favela, a igreja é do povo e não de parte do povo, a igreja é do serviço e não do show gospel... Que possamos acordar para a grande comissão de ir e fazer discípulos de toda a criatura. Ir além das nossas paredes. Ir além das nossas celebrações particulares. Ir onde Cristo foi e se relacionou com todos, sem distinção, sem barreiras, sem frescuras. Se assim não acontecer ficaremos como os tapurus das goiabas que saindo do seu habitat natural morrem, sem ao menos terem conhecido o mundo exterior!!!


Luís Carlos é Pastor, cinegrafista e torcedor do Sport Clube do Recife. É casado com Rosana e pai do Vítor e da Camila.

Um comentário: