domingo, setembro 08, 2013

BatePapo com Ariovaldo Jr (Bíblia Freestyle)

"Livro da geração de Jesus, o cara. Da descendência de Davi e também de Abraão. Depois de Abraão, muito sexo foi feito e muitas crianças nasceram por conta disso. Essas crianças cresceram, tornaram-se adultos e também fizeram mais sexo ainda. Até que quarenta e uma gerações se passaram e nasceu um cara muito jóia chamado José.
Esse tal de José era especial por que quando a dona Maria (sua noiva) apareceu dizendo que tava grávida do Espírito Santo, ele obviamente sentiu que isso cheirava a chifre. Mas sendo um cara legal pra caramba, resolveu terminar o noivado discretamente. Mas naquela noite um anjo apareceu no meio de um sonho e de maneira bem convincente o persuadiu a aceitar a missão de ser pai do filho de Deus, que se chamaria Jesus. Eita homem santo esse tal de José!
O moleque que se chamaria Jesus, além de nascer de uma virgem (pra não desmentir a profecia), também viria pra salvar o povo das cagadas deles. 
José, cabra macho e obediente, não transou com a dona Maria até que nascesse o menino que o ultrassom celestial havia prometido."

Esse é o primeiro capítulo do Evangelho de Mateus, segundo uma versão disponível na web. Bíblia Freestyle é o nome da inovação (profanação para os vários críticos) criada por Ariovaldo Jr. Ele se converteu ouvindo Metal, hoje é pastor. Nessa entrevista, esclarece de uma vez por todas que não é parente do Ariovaldo Ramos e se posiciona a cerca da onda de protestos que tem ocorrido no país. Confiram o BatePapo e tirem as suas conclusões...

Ariovaldo, meu velho, qual a tua história com o Evangelho? Quando aconteceu a tua conversão?

Me converti aos 16 anos quando ainda estava na escola. Fui evangelizado por um amigo através do heavy metal cristão. Um dia peguei uma fita com uma música gravada de um disco de vinil e ouvi a música. Aquilo lá mexeu comigo de verdade. Era um death metal brutal e pesadíssimo de uma banda chamada Mortification. Nem era pra eu ter ouvido a fita. Era pra entregar pra um outro cara.
Depois disso vivi um monte de altos e baixos na minha vida até quase os 25 anos, quando então passei a levar a sério todas as coisas de Deus. Cansei de fugir de Deus, essa é a verdade. Fui percebendo que eu não sirvo pra mais nada...haha...

E o chamado pastoral? Você é Pastor? Gosta de ser reconhecido como tal?

Eu comecei a pastorear há 10 anos, na Igreja que ajudei a plantar e que sou pastor hoje. Fui ordenado oficialmente pelo ministério do qual faço parte há 5 anos. Eu não faço questão nenhuma que me chamem de pastor. O pastor é Cristo, eu sou apenas um ajudante dele. O rebanho é dele, não meu. Quero ser amigo das pessoas, dar a vida por elas. Os que andam próximos a mim me chamam apenas de Ari.

Teologicamente falando, quem são teu mentores? Quais pensadores te influenciaram ou continuam te influenciando?

Minha base teológica é reformada, embora eu goste demais do exercício intelectual que outras linhas de raciocínio proporcionam. Acho que não é possível que alguém se diga "tradicional" se não tiver lido a fundo sobre o liberalismo. Eu não sou liberal e inclusive considero este adjetivo como uma ofensa. Mas como alguém pode defender uma linha de pensamento se não conhecer as outras?
Me inspiro nos pensadores da Missão Integral no Brasil, dos quais o Ariovaldo Ramos (que não possui parentesco nenhum comigo) é um expoente. Gosto também de caras das linhas mais tradicionais, como o Rev Augustus Nicodemus. Dos caras de fora admiro muito o John Piper e o  Erwin Mcmanus. Com ressalvas, também consumo bastante conteúdo do Mark Driscoll  e Paul Washer.

E o Manifesto Uberlândia-MG, é uma igreja?

Somos uma Igreja que faz parte de um ministério chamado Sal da Terra. Esse ministério não é bem uma denominação, mas uma federação de igrejas independentes aliançadas debaixo de uma visão de unidade. O Manifesto fez 10 anos agora em 2013, e já temos outras igrejas filhas espalhadas por aí. Temos igrejas em Pedro Juan Caballero e Asuncíon, no Paraguai. Em Lima no Peru e em Uberaba-MG os trabalhos estão em processo de implementação. E também temos uma igreja em Porto Velho-RO. Nossa maneira de trabalhar é bem contextualizada com a realidade das localidades e não desejamos ter controle sobre o que acontece nas "filhas" de maneira alguma. Trabalhamos pra perder o controle! 
Somos uma Igreja voltada pra realidade das localidades e da cultura. Temos todo tipo de gente e de todas as idades. Apenas preservamos nossa base alternativa ao tentarmos fazer o milagre de sermos um projeto sustentável de baixo custo. Transparência financeira e credibilidade junto à comunidade na administração dos recursos são coisas importantes hoje em dia.

Falando em igreja, tem muita gente desistindo dela mano, são os tais desigrejados. O que tu achas desse movimento?

Acho que o desigrejado provavelmente nunca viveu uma experiência real de cristianismo. Pra minha vida é inconcebível ficar sem Igreja. Se tudo der errado, eu me junto com meia dúzia de loucos e uma nova comunidade surge de qualquer forma. O povo está cansado dessa desgraça que chamam de igreja mas que nunca foi. Da instituição que manipula e descarta pessoas conforme for conveniente. Estes são os inimigos de Cristo nos nossos dias!
Por isso não tenho pudor pra descer o cacete nessa galera que ensina esse evangelho destituído de verdade e de graça na TV ou na Internet . Os "pilantras da fé" não tem pudor, porque então eu deveria ter? Quero repartir o privilégio de viver algo intenso e que nos faz verdadeiramente livres com o máximo de pessoas que puder.

Agora vamos falar da Bíblia FreeStyle: De onde surgiu a ideia e qual o objetivo de uma tradução parafraseada e super-contextualizada? 

Pensei em fazer algo similar desde os anos 90, mas na época não tínhamos nem computador pra isso. Era um sonho uma bíblia que falasse como as pessoas nas ruas conversam. O poder disso em um evangelismo seria inacreditável! 
Em 2013 comecei o trabalho com o site, mas nunca houve um propósito maior ou uma tentativa de alcançar alguém específico. O que aconteceu foi que o trabalho encontrou relevância sem que isso dependesse de minha capacidade de ter visão. Achei que ia ter só uma meia dúzia de pessoas que leriam isso, tipo mais um blog empoeirado num canto da internet. Mas quando vi a explosão que foi (e ainda é) de pessoas entrando em contato e dizendo "ei, estou entendo a bíblia pela primeira vez na vida!", aí virou algo sério pra mim. Só não parei com o projeto e suportei as perseguições por causa dos bons frutos. De crentes que nunca tinham entendido nada, a ateus escrevendo e dizendo "finalmente encontrei um pastor que dá pra respeitar".
Como percebi que havia uma demanda incrível não suprida pela produção de conteúdo cristão na internet, resolvi me aventurar nos vlogs também. Daí veio o youtube.com/bibliafreestyle. Agora trabalho forte pra dobrar a produção de vídeos e triplicar a de textos. E num futuro próximo também lançarei a Bíblia Freestyle impressa.

Há quem diga que você "pecou por excesso". Você concorda? Mudaria algo da Freestyle?

Quem diz isso está equivocado. Está lendo o texto e desprezando a história por trás da coisa. Não fiz este tipo de trabalho pra estas pessoas ranzinzas que vivem debaixo de um moralismo hipócrita. Inclusive sempre recomendei que crente que entende bem as Escrituras nem perca tempo lendo a Freestyle. Apenas tive a coragem de escrever o que qualquer evangelista sempre faz nas ruas. Eu trouxe para a forma escrita aquilo que a gente fala e que nunca ofendeu ninguém no mundo real.
Não mudaria nada e por isso não vou rever nada do que escrevi com relação a forma. Já fiz diversas mudanças de cunho teológico, quando percebi que o conceito dos originais ficou um pouco diluído na linguagem. Mas fora estes poucos casos, faria se preciso tudo exatamente do mesmo jeito.

Finalizo o papo querendo saber de você uma coisa: Qual o papel da Igreja, frente a essa onda de protesto que tem tomado o Brasil? Pelo visto, até a Copa do Mundo, veremos muitas manifestações populares. Você tá nessa?

Gravei dois vídeos falando sobre isso inclusive. Penso que nós cristãos temos o dever de tomar a frente em tudo que é luta por justiça no mundo. Até porque o "mundo" não sabe sequer protestar e nem entende o conceito de "justiça". Eles estão dispostos a matarem por uma causa, mas nós estamos dispostos a morrermos. Como posso ficar assistindo TV enquanto o "ímpio" leva bala de borracha? Precisamos estar lá pra pular na frente da bala e salvarmos o "ímpio". Se morrer um cristão, tá tudo certo. Já sabemos pra onde vamos. Mas se morrer alguém que não conhece a Cristo, a culpa é nossa.

Segue o link dos vídeos: 




Ariovaldo Jr é o responsável pela Freestyle


5 comentários:

  1. demais essa entrevista! ele é muito digno de ser respeitado, que Deus honre e prospere cada dia mais a vida dele.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista...o cara mandou bem nas respostas...mas ainda prefiro ler a NVI...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA eu também, não me identifico com a Bíblia Freestyle, mas nós não somos o público alvo dela... já com os vídeos e todas as outras postagens do pastor eu me agrado demais!

      Excluir
    2. Que bom Vanessa, alguns vídeos dele eu estarei postando aqui no Batedeira...espero que curta e continue acompanhando esse blog...Abraço!!!

      Excluir