quarta-feira, outubro 09, 2013

Marina Pragmática


Muitos admiradores de Marina Silva ficaram descontentes com a sua filiação ao PSB e uma possível chapa que tenha ela como vice de Eduardo Campos, atual governador de Pernambuco. Muitos consideraram um erro da sua parte e descontentes alegaram que não mais votarão nela, como intencionavam. Atualmente, Marina aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para 2014.

Confesso que de cara, achei que a Marina tinha feito a maior burrada de sua vida, mas depois fui analisando friamente a situação e cheguei à conclusão que ela agiu assertivamente. Enquanto seus adversários políticos pensavam que ela estava morta, eis que ressurge como uma fênix. Se boicotaram a sua candidatura e achavam que estava tudo sob controle, enganaram-se. A REDE foi sabotada, mas suas propostas irão se alinhar ao plano de governo do PSB e juntos formarão uma terceira via.

Há vinte anos que a disputa fica entre PT e PSDB. Agora temos outro forte concorrente, que concilia o carisma de Marina Silva com a organização administrativa do partido de Eduardo, eleito o melhor governador do Brasil. Claro que há ressalvas quanto ao modelo gestor do PSB, mas uma coisa é certa: A sua oposição é equilibrada e lúcida. Não se tem os exageros dos partidos ultra-esquerdistas.

Marina foi pragmática e mostrou que está disposta a mudar a estrutura bipolar da corrida presidencial. Impossibilitada a sua candidatura através da REDE, optou por um caminho mais fácil de fazer oposição. Vale ressaltar que sua filiação é por tempo limitado, já que continuará tocando o projeto de criação da REDE. Ela mesmo frizou que se trata de uma coligação, mesmo que o seu partido não seja oficial, ele tem uma bandeira que será defendida pela ex-senadora do Acre.

Agora é esperar pra ver se essa aproximação vai conseguir abalar com a dobradinha tucano-petista na disputa pelo executivo. Aposto minhas fichas que se Marina e Eduardo elaborarem um plano de governo convergente, as eleições do próximo ano serão acirradas. Resta observar o que Dilma e Aécio vão fazer para contra-atacar e se o povo vai mesmo trilhar um caminho novo. Ao menos temos um terceiro caminho para optar. Isso é louvável. A democracia precisa de novas caras e propostas, senão entra em colapso. Sendo assim, reafirmo: Marina acertou em cheio.

3 comentários:

  1. Mais uma vez Thiago um bom texto, mais uma vez muito coerente, mais uma vez relevante... Embora não perceba tão facilmente o que você percebeu com essa aliança concordo que tem sentido sim, concordo que de fato olhar para essa coligação e identificar uma oposição mais robusta, mas sensata e com uma efetiva participação de alguém admirável como Marina é algo fantástico. Que bom que o ideal fosse de fato real, que bom que esse tipo de aliança (bem + mal), desse certo, mas historicamente não temos muito o que comemorar, pois quando o assunto é política em nosso país, os caciques sempre estiveram a frente dos bons índios, os bandidos sempre sacaram primeiro que os bandidos. Sem a tentativa de comparar os personagens e tão pouco sem desejar absolutamente a mesma sorte a Marina, os casos Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Tancredo Neves, nunca foram elucidados... Sei que essa não é sua intenção, sei que não é assim que pensas, mas tentar unir água a óleo, unir raposa a galinhas, nunca foi facilmente possível. Embora não temos o resultado mas me atrevo a dizer que quando o assunto é política nacional, o MAL, VENCERÁ O BEM e ainda no alto de minha ignorância digo que nossa política vive em um quadro moral irreversível, entrou prá ela ou se corrompe ou cai fora!!!

    ResponderExcluir
  2. Compreendo seu negativismo, Luís ....mas acho bom esperar pra ver...

    ResponderExcluir
  3. não foi o ideal...mas como a encurralaram, deu no que deu...veremos as cenas dos próximos capítulos...

    ResponderExcluir