quarta-feira, outubro 02, 2013

Que Loucura é Essa?


“Aqui tem um bando de louco
Louco por ti Corinthians
Aqueles que acham que é pouco
Eu vivo por ti Corinthians”

Esse é o grito de uma das torcidas mais fanáticas do Brasil: A “Gaviões da Fiel”. Uma torcida que de tão apaixonada pelo seu time, não esconde de ninguém que são loucos pelo Coringão. E se tratando de loucura, eles fazem de tudo mesmo. Vão até as últimas consequências para não perder um jogo.

Na Bíblia, mas precisamente na carta aos Coríntios (o curioso é que o time teve o nome inspirado na cidade bíblica, sabia disso?) o apóstolo Paulo fala sobre a Loucura da Pregação (1co 1:18-21). Mas afinal, a que tipo de loucura ele se refere?

O texto não deixa dúvida: A cruz é a maior doideira que esse mundo já presenciou. Levar a mensagem de um Deus que encarnou na pessoa de Jesus Cristo, viveu entre os pobres e marginalizados, morreu pelos pecados da humanidade e tornou a viver 3 dias após ser crucificado, tendo em seguida subido aos céus, é uma conversa muito louca para aqueles que não tem fé.

Já naquela época, a sabedoria do mundo grego, com suas variadas correntes de pensamento, achava o Evangelho a coisa mais sem pé nem cabeça da face da terra. Hoje não é diferente. Os homens que se consideram sábios, não conseguem compreender a Palavra por enxergá-la com as lentes da razão.

Ora, em Coríntios diz que Deus não escolheu esse caminho (da racionalidade) e aniquilou a sabedoria humana revelando-se através da fé. A salvação é um ato de fé em Jesus Cristo, se não for por esse meio, a incredulidade predominará e considerará a Palavra da Cruz uma coisa de louco.

Se os corinthianos acham que tem motivos de sobra para respaldar toda a sua insanidade, nós que somos cristãos temos muito mais. Temos que assumir nossa loucura frente a descrença da maioria da população. Somos uma minoria “alucinada” que vive na contramão dos valores. Pois viver uma vida de negação as paixões desse mundo é a loucura que nos cabe.

Jesus disse que todo aquele que deseja ser seu seguidor, deve negar a si mesmo e carregar uma cruz (Mt 16:24). A cruz representa negação. Tal como Cristo abriu mão de sua glória e veio até nós, padeceu a pior morte que alguém poderia sofrer, nós também temos que abrir mão de muitos prazeres para andar como Ele andou.

Temos que frisar novamente: Nossa loucura é a Cruz! Enquanto que uma série de pessoas mente para tirar proveito de alguma situação, nós sempre falamos a verdade, mesmo que ela nos traga algum prejuízo.

Enquanto os jovens vivem uma vida sexual descompromissada, nós nos mantemos fiéis a Deus e nos guardamos até o dia do nosso casamento.

As pessoas não param de correr atrás de riquezas, tudo o que pensam é ganhar dinheiro, mas nós queremos que a nossa vocação sirva para ajudar o próximo e não somente nos conceder status e bens.

O mundo é violento, as pessoas vingativas. Nós amamos, damos a outra face e fazemos o bem para aqueles que querem o nosso mal.

Isso é loucura! Anunciar e vivenciar a Palavra da Cruz é ser um doido perante a sociedade. Não devemos nos envergonhar disso. Temos que ter orgulho, tal como os corinthianos tem da sua loucura. A nossa é bem mais honrosa. Pois somos loucos por causa de Cristo (1co 4:10).

Vale ressaltar que tem muita baboseira sendo pregada por aí. Gente que faz malabarismos e inventa moda a toda semana e diz que faz determinada coisa por ser louco por Jesus. Paulo repreende tal postura (1co 14:23). O único motivo que devemos dar ao mundo para sermos taxados de loucos é a pregação da cruz.

No capítulo 4, ainda na carta aos Coríntios, Paulo fala o que passou como apóstolo do Senhor: fome, sede, perseguição, injúria, açoite e uma série de coisas nada agradáveis. Mas no versículo 16 ele fala: “Sejam meus imitadores”.

Viver como os apóstolos é viver como Cristo. Há um preço a pagar, isso não devemos esconder. Mas há também uma grande recompensa. Jesus nos garantiu que estaria conosco até o fim (Mt 28:20). Perseverem na Loucura da Pregação. Deus é fiel para nos livrar de toda injustiça e cumprirá aquilo que tem prometido: Um lugar ao Seu lado na Eternidade, diante do Trono da Graça (Ap 3:21). Amém.

6 comentários:

  1. Thiago Amei o Acamp Espero Ter Vários Outros Se Deus quiser e kem é Louco Pelo Corinthians Só Lamento Pq sOu Louca Por Jesus . . . . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou...
      :-)
      Espero que tenha gostado do blog também...abração!

      Excluir
  2. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. I Coríntios 1:25
    Quantos de nós pelos mais variados motivos um dia já fomos chamados de Loucos, quantos de nós por vezes já enxergamos o que a grande maioria não enxergou, quanto de nós já ouvimos o que muitos não ouviram??? Tudo isso de fato é loucura, tudo isso de fato não é normal, é sobrenatural, é loucura mesmo, que o senhor Deus em sua infinita loucura de Amor por nós nos conserve assim, loucos por uma mensagem que transformou o mundo loucos por um Cristo que contrariou o mundo, louco por alguém que de tanto amar as pessoas se entregou por elas e não só isso pagou com sua vida pelas "LOUCURAS E INCONSEQUÊNCIAS HUMANAS" (isso sim é loucura). Obrigado Deus, conserva esse louco desse Thiago em sua ousadia e sensibilidade com as palavras , conserva essa maluca dessa Thainara com a coragem de se declarar para o SENHOR, para que juntos consigamos enlouquecer esse mundo que aí está tão "SÃ", mas tão distante de TI, para que juntos possamos ser SAL e LUZ para esse mundo carente de verdadeiros loucos como eles!!!

    ResponderExcluir
  3. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus” 1 Corintios 1:18

    Esse versículo me lembra de quantas vezes muitos de nós cantamos da boca pra fora a mensagem da Cruz, sem realmente entender o seu significado, infelizmente as igrejas não estão nem ai para a Cruz, mais sei por quê: A cruz de Cristo exige uma serie de fatores como: Renuncia , disposição em servir, e também nos ensina a andar na contramão do mundo, mais as igrejas estão deixando perecer a mensagem da Cruz.

    Precisamos ser Radicais, e realmente ser loucos por Jesus Cristo !

    ResponderExcluir