quarta-feira, novembro 13, 2013

Líderes Íntegros Vivem o que Pregam

Gandhi fiando sua própria roupa

Uma coisa que não deve faltar a um líder é a integridade. Todos devem reconhecer que o seu ensino condiz com a sua prática. Como diz parte de uma música da banda Fruto Sagrado: “o que adianta apontar o caminho e seguir outra direção?” Por isso, faz-se necessário colocarmos a nossa vida na disposição do trabalhar de Deus. Devemos ser moldados por Ele e ter o nosso caráter forjado a imagem de Cristo.

Não existe um maior modelo de conduta moral do que Jesus Cristo. Ninguém o supera. Os capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de Mateus nos apresentam o seu ensino ético-espiritual como um elemento importantíssimo nos fundamentos do seu Reino visível na Terra. Das muitas características ali descritas estão: humildade, compaixão, pacifismo, desapego aos bens materiais, honestidade, amabilidade, etc. Em tudo isso, o Senhor nos deu exemplo.

Alguns pensadores afirmam que o Sermão do Monte é um modelo idealista que não pode ser posto em prática. Será mesmo? Então porque Jesus teria gastado seu tempo ao nos recomendar agirmos da forma que ele ensinou? Enquanto se discutia a aplicabilidade do sermão, um homem tentou experimentá-lo em sua vivência diária. O mundo conheceu a força das palavras de Cristo através de um não-cristão. Mahatma Gandhi hoje é admirado em todo o mundo, pois conduziu o povo indiano a independência, apenas utilizando-se das características descritas no parágrafo acima.

Há uma anedota que retrata uma mulher que vai até o Mahatma para que o mesmo aconselhe o seu filho a comer menos açúcar. Gandhi pede pra mulher voltar na outra semana com o garoto. Quando mãe e filho reaparecem na semana seguinte, Gandhi vira-se para o garoto e olhando em seus olhos diz:

- Menino, não coma açúcar.

Indagado pela mulher sobre porque foi preciso esperar uma semana para que ele falasse uma coisa tão simples e rápida, explicou-lhe então o motivo:

- Não pude falar quando me procurou, pois naquela semana eu ainda comia açúcar.

Muitas vezes, nós usamos as mais variadas desculpas para não fazermos aquilo que o Pai requer de nós. Colocamos a desculpa no temperamento, nas circunstâncias, e até em outras pessoas. Todavia, devemos olhar para nós mesmos e buscar viver retamente.

Gandhi em certa ocasião afirmou gostar de Cristo, mas não da postura dos cristãos. Talvez o que nos falte é integridade para andarmos de maneira digna do nosso chamado: Humildes, amáveis, dóceis, pacientes e mantendo a paz com todos (Ef 4:1-3). Que Deus nos ajude, fortalecendo as lideranças da Sua Igreja a caminhar pela via da integridade. Líderes com o caráter de Cristo inspiram confiança. Atualmente, é uma carência nossa. Estamos com pouco crédito na praça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário