domingo, dezembro 15, 2013

A Fé Que Nos Move


Em tempos de “Festival Promessas”, passo o domingo refletindo a cerca da fé cristã. O Capítulo 11 de Hebreus começa com a seguinte constatação: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” Me apego a essa palavra e fico tentando definir algo que, penso eu, nunca terá uma definição satisfatória. Mas, fico com o termo do escritor aos Hebreus: Firme fundamento.

A Fé é o alicerce para que a vida do crente seja assente e não desmorone com o sopro do vento. É a base para nossa caminhada com Cristo até o seu Reino, lugar de paz e segurança para nossas almas inquietas. É o que agrada a Deus (Hb 11:6). Todavia, é mal compreendida e manipulada por pessoas ambiciosas e mal intencionadas. Há quem ganhe muito dinheiro em detrimento da fé alheia...

No meio de tantas superstições e equívocos, existe um pensamento que permeia muita gente, afirmando que a fé é capaz de mover a mão de Deus. Se tivermos fervor, Deus estenderá a destra em nosso favor e nos abençoará ricamente. Se titubearmos e duvidarmos - por um segundo que seja - o Senhor cruza os braços e o milagre não acontece. Sinto informa-los de que nada disto é verdade, embora alguns tragam versículos bíblicos isolados de seu contexto para querer provar tamanha falácia.

Existe sim um mover. A fé mobiliza. Só que não é a Deus que ela movimenta, e sim a nós, os que creem. Uma prova disso é a galeria dos heróis da fé, ainda no capítulo 11 da Epístola aos Hebreus. Ali não estão os mais abençoados e nem os “cheios de promessa”. O verso 13 nos conta que todos eles morreram sem ver as promessas se cumprirem (contrariando a música “Não Morrerei” de Marquinhos Gomes). Apenas viram de longe, crendo e abraçando fervorosamente.

O ponto incomum entre as personagens mencionadas são as suas obras. Leia o texto e veja a proeminência do verbo (palavra que expressa ação): Abraão ofereceu Isaque. Moisés escolheu ser maltratado com o povo de Deus. Raabe acolheu os espias. E por aí vai...Todos se moveram, e a grande maioria foi até as últimas consequências por causa de sua fé: escárnios, açoites, cadeias e prisões.

Tiago, irmão do Senhor, em sua carta diz que a fé sem obras está morta (Tg 2:26). Da mesma forma que um corpo sem espírito. E o que é a Igreja? Não é o Corpo de Cristo? Sendo assim, a fé é o espírito que vivifica este corpo. Nada mais lógico, pois é dom de Deus (Ef 2:8 e Tg 1:17). Então sejamos uma Igreja viva, frutificando e fazendo a boa obra para a glória do Senhor Jesus. Se a fé não te mover a promover o Reino, então você é tudo, menos Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário