terça-feira, dezembro 21, 2010

Os parlamentares se presenteiam no Fim de Ano

     Você tem a mania de presentiar a si próprio? É legal, não é? Parece que os nossos parlamentares também adoram. No último dia 15, os deputados federais aprovaram uma proposta que equipara os seus salários, junto com o dos senadores, do presidente e o do vice-presidente, aos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Coitadinhos dos nossos políticos. O povo fica criticando os pobres. Pessoal, eles só querem ganhar um salário de R$ 26,7 mil. Nada mais justo não acham?

    Sabendo da qualidade do trabalho dos nossos representantes governamentais, é mesmo um absurdo um aumento de mais de 60% no próprio salário. Entendo perfeitamente a revolta da população, pois acredito que se ao menos os políticos pegassem “pesado no batente”, numa luta diária para melhorar o nosso Brasil, talvez o povo achasse justo tal aumento. O que a maioria dos cidadãos brasileiros não entende, é por que quando se fala em reajuste do Salário Mínimo a porcentagem é tão baixa. Sempre dizem que se aumentar muito o Mínimo o país pode quebrar. O que o povo quer saber agora é: onde foi parar a cautela?

     Essa dúvida ocorre por dois fatores. O primeiro é que a quantidade de pessoas que recebem o Mínimo é infinitamente superior ao número de parlamentares caras de pau que temos. O segundo, e talvez o mais grave, é que no Brasil não se negocia salário. Não temos um reajuste considerável no Mínimo, porque se precisar posteriormente reduzir esse valor o país inteiro se voltará contra tal medida. Esse é um fator determinante para que o índice de aumento demore e não passe dos 5%, como é de costume. Reduzir salário no Brasil é considerado uma aberração. Diferente de outros países, como por exemplo, a Irlanda, que reduziu o Salário Mínimo e também o do Primeiro-Ministro. E sabe quando isso ocorreu? Na mesma semana em que os nossos legisladores foram a forra.

    Sei o quanto é difícil entender o nosso jeito de fazer política. Sei o quanto a população se sente lesada e enganada. Também sei como o povo se sente desprestigiado e desiludido com a corja que habita o submundo do Planalto Central. Infelizmente essa é a nossa conjuntura, tão difícil de modificar. Vai entender esse sistema de legislar em causa própria? É lamentável. Pra não dizer outra coisa.

3 comentários:

  1. Resumindo em uma palavra:

    SAFADEZA!!!

    ResponderExcluir
  2. No Brasil quando se fala de aumento nos salários dos políticos a mídia populista produz suas matérias entrevistado o cidadão que recebe apenas um salário mínimo e que instantaneamente responde: -“isso é uma absurdo, uma falta de vergonha, eles só sabem roubar...” A resposta desse cidadão é legítima, mas está equivocada. Montesquieu, em sua obra Espírito das Leis, trata da tripartição do poder (executivo, legislativo e judiciário) grosso modo trata do sistema de freios e contrapesos, sistema pela qual o poder se divide a fim de evitar abusos. O que houve em dezembro foi à equiparação salarial dos três poderes, não é coerente criticar os políticos pelo valor de seus salários. É necessário desenvolver mecanismo de punição para os corruptos e meios para verificar a eficiência de suas ações. Outro equivoco feito pelos críticos é comparar o salário mínimo com o salário dos políticos. O salário mínimo é uma variável macroeconômica que se for elevada de forma equivocada acarretará em inflação; e hoje está comprovado, até pelos partidos da esquerda, que a inflação corrói o salário dos trabalhadores. Sendo assim a sociedade civil deve se organizar e protestar de modo mais eficiente, como por exemplo, o movimento dos fichas limpas conseguiu impugnar algumas candidaturas; infelizmente houve quem conseguiu driblar a lei, mas é evidente que a consciência do povo brasileiro está em processo de mudança.

    ResponderExcluir
  3. Por isso é que é bom ter um amigo que faz Economia...Valeu Inaldo! Volte mais vezes no Batedeira!

    ResponderExcluir