quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Carnaval: Quem é que Lucra?


Falar mal do Carnaval é uma tarefa ingrata para um Pernambucano, nascido na terra do Frevo. Muitos pensam que meu posicionamento contra a festa vem das minhas convicções cristãs. Isso não é verdade. Antes mesmo de abraçar o Evangelho, já me colocava contra. Nunca brinquei e nem tenho a mínima vontade de brincar. Obviamente, que não desejo inibir ninguém. Afinal, vivemos num país livre! Meu intuito é argumentar contra o Carnaval, sem ter que usar a Bíblia, condenar ninguém ao Inferno ou coisas do tipo. Vou apenas usar a lógica, a minha, é bem verdade, mas vou usar. Querendo discordar, basta deixar seu comentário. Sinta-se a vontade.

Ultimamente muitas pessoas estão questionando a folia. Não é pra menos: os prejuízos a nossa nação são gigantescos. Prejuízo, como assim? O Carnaval movimenta milhões! Verdade, só no Recife a Prefeitura investiu R$ 30 milhões, enquanto que a festa movimentou R$ 603 milhões. Uau! É bastante dinheiro. Todavia, pra onde será que ele vai? Quais benefícios a população esse montante trará? Será mesmo que eu preciso responder essas questões? É ou não história de outros carnavais?

Chega de interrogações. Vamos direto ao ponto: Se você não é político, empresário, traficante ou artista baiano, então meu amigo, você nada lucrou. Todo esse dinheiro arrecadado fica na mão da iniciativa privada, que embolsa toda essa grana, concentrando a riqueza nas mãos de poucos e perpetuando assim o nosso abismo social. Como dizia a letra de uma música de uma banda de axé formada só por garotas: "O rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre." Brasileiro parece que gosta de ser enrolado como trouxa. É roubado, ludibriado, prejudicado, e no fim ganha as ruas fazendo troça da própria desgraça.

Extraoficialmente, pode ter certeza, que corre muito mais dinheiro. Enquanto boa parte da população está ébria, os corruptos fazem a sua festinha com a verba pública. A picaretagem rola solta. E o povo? Subindo e descendo ladeira com bonecos gigantes e outras coisas. E entre essas coisas há muita droga, tanto as lícitas quanto as ilícitas. Um problema que se arrastará o ano inteiro em muitas famílias, que irão perder entes queridos, já que a recuperação de drogados é uma piada. Vocês conhecem a estrutura dos CAPS/AD (Centro de Apoio Psico-Social/ Álcool e Drogas)?

Todo povo tem suas manifestações culturais, seu folclore, seus momentos lúdicos. É necessário entreter, porém não de uma maneira tão irresponsável, desgastante e lamentável. O país não precisa parar 4 dias. Não é disso que precisamos. Pão e Circo é uma política adotada desde os tempos do Império Romano, já devia ter ficado ultrapassada. Só continua uma prática atual, porque "dançamos o frevo deles". Eles, os poderosos, precisam nos manobrar para continuarem sendo os "Reis do nosso Carnaval". Vamos abrir os olhos e "destroná-los", "guilhotiná-los" até. Vamos organizar uma revolução ao invés de blocos. Vamos repartir melhor nossas riquezas para então lucrarmos realmente. Lutemos sem máscaras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário