sexta-feira, janeiro 27, 2012

Genialidade em favor da Paz


Charles Chaplin é pra muitos o grande astro e divulgador da 7ª arte. Fez do cinema mudo as suas armas em um mundo mergulhado em Guerras, levou entretenimento as pessoas que precisavam sorrir, e como sorriam com seus gestos cômicos e sua comédia Pastelão. Era entendido por todas as nacionalidades por inexistirem palavras em seus filmes. É tanto que relutou para fazer um filme falado, mas quando o fez, foi maravilhoso.

O Grande Ditador (EUA-1940), estrelado, produzido e roteirizado por Chaplin, foi exibido quando o Governo Norte-Americano ainda mantinha-se neutro à II Guerra. O enredo parodiava a ascensão do Imperialismo Germânico de Adolf Hitler e o Regime Fascista de Benedito Mussolini.

Atuando em dois papéis, o Ditador Adenoid Hynkel (reparem o nome do personagem com o III Reich)e o perseguido barbeiro judeu idêntico ao Imperador da Tomânia (Nação fictícia). No fim, o barbeiro é confundido com o Estadista, que por sua vez vai preso em seu lugar. É aí que está a cena notável que finda essa obra-prima. Um discurso notável a cerca da paz entre os homens.

Assistam essa maravilha, pois mesmo tendo se passado 72 anos, a humanidade ainda necessita desse discurso, ou melhor, necessita de ações concretas após ouvir tais coisas. Vejam e não sejam omissos. Hoje é o Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto, atentem a cada palavra pra que fato semelhante jamais ocorra entre os homens. Lembrem-se: O Reino de Deus está em vós!




Um comentário: